As avaliações ocupam um lugar central no processo escolar, tendo vários papéis e gerando vários subprodutos. Uma avaliação informa resultados e é utilizada para classificar alunos; informar ao professor o resultado do seu trabalho e à instituição o resultado do trabalho de professor e aluno.
Em decorrência de uma avaliação, e de sua importância, surgem vários subprodutos, entre os quais podemos destacar: a tensão emocional, a mudança de comportamentos dos alunos, o estímulo à competição e a alteração do julgamento.A tensão emocional é gerada pela importância atribuída à avaliação, que pode se tornar um processo traumático. Neste caso, a nota pode deixar de significar aprendizado e assumir um sentido distorcido no qual não passar no exame ou tirar notas baixas remete ao fracasso, a uma ‘inferioridade’ oposta aos alunos de nota alta, exaltados como exemplos.
Diante desta tensão, o comportamento dos alunos se altera, resultando na busca pela aprovação o professor ou na exibição de desinteresse como forma de repúdio ao processo. Em consequência do papel classificatório, surge uma postura competitiva e individualista na escola, onde deveria haver cooperação e trabalho coletivo. por fim, o professor corre o risco de realizar uma análise com base em estereótipos e de impor aos alunos o “efeito de halo”, em que o julgamento influenciado por avaliações anteriores ou por características e habilidades dos alunos resulta em maior benevolência com o aluno considerado “bom”, e maior rigidez com os alunos “ruins”.
Para evitar tal efeito, é importante ter cautela e coerência na formulação e na análise dos resultados. A preparação do instrumento avaliativo tem de ser coerente com os objetivos propostos pelo professor em seu planejamento curricular. Em geral as avaliações assumem um caráter classificatório – para quantificação e classificação/seleção dos alunos.As avaliações qualitativas, por exemplo, levam em consideração o domínio dos conceitos pelos alunos, e em geral requerem que os mesmos construam uma explicação sobre um fenômeno baseado em dados e informações. Neste tipo de avaliação, ao invés de solicitar a reprodução ou a definição de conceitos, o professor precisa elaborar situações onde os conceitos possam ser aplicados. Se o aluno apreendeu os conceitos, ele consegue analisar os problemas e relacionar os conceitos aos dados, gerando uma explicação.
O primeiro passo na elaboração de uma avaliação é a criação de uma tabela de especificações, com a relação dos elementos e competências que devem ser avaliadas. O próximo passo é a escolha do tipo de questão que irá compor a avaliação para que seus resultados se tornem úteis para diagnóstico sobre o desenvolvimento da aprendizagem.
Outro ponto sobre a avaliação é o “feedback”. Os alunos precisam ter um retorno de onde não foram claros, ou onde estão equivocados. E não basta só passar as “respostas corretas”, é necessário discutir com os alunos aquelas respostas. Entender como o aluno estava pensando ajuda também a avaliar se ele não se expressou bem, não entendeu, ou se de fato é necessário retornar aquele assunto utilizando outra abordagem. A discussão dos resultados das avaliações contribui para que o conhecimento seja debatido e repensado, além de possibilitar ao professor perceber se são necessários alguns reajustes em suas estratégias de ensino.
A avaliação não pode ser encarada como produto final, e sim como parte do processo de aprendizagem e, sempre que possível, permitir que os alunos opinem a respeito deste processo. A participação do aluno reduz o papel classificatório da avaliação e permite que ele descubra outra perspectiva sobre ser avaliado.
Leia, no PNE 2011-2020, as 20 metas previstas para a próxima década e comente a respeito aqui, no Fórum de Discussão, até a data estipulada. Não serão aceitos comentários do tipo: concordo, não concordo, é bom, não é bom etc. Procure se aprofundar nas suas colocações, Ok?
Bom trabalho!
Data final: 14 de Junho
Valor da atividade: 3,0 pontos
20 metas para a próxima década
Re:COMO PLANEJAR UMA BOA AVALIAÇAO
Kátie de Oliveira | 11/05/2020